segunda-feira, 9 de maio de 2016

Enem 2016 Abertas Inscrições


nscrições Enem 2016 Abertas! Está oficialmente aberto o período de inscrições do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes deverão se inscrever, exclusivamente no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), até o próximo dia 20, sexta-feira. O sistema ficará no ar até as 23h59min, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.
O MEC (Ministério da Educação) espera que aproximadamente 8 milhões de estudantes façam as provas deste ano, que serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro. Na edição do ano passado, 5,8 milhões de candidatos participaram do Exame. Devido ao grande número de acesso, principalmente nos dois primeiros dias de inscrição, o sistema fica sobrecarregado e costuma sair do ar. Entretanto, nos demais dias o site costuma suportar a demanda.

Como se inscrever no Enem 2016? Em qual site são feitas as inscrições?

É indispensável que todos os estudantes interessados em fazer as provas no fim do ano leiam o edital do Enem 2016 antes de se inscrever. O documento descreve todas as regras do Exame e o cronograma oficial desta edição. O Inep alerta que os participantes são os únicos responsáveis pelo cumprimento dos prazos e exigências, ficando sujeitos a punições.
IMAGEM INSCRIÇÕES ENEM 2016 ABERTAS
Quem deseja fazer inscrição no Enem 2016 precisa ficar atento ao prazo estabelecido pela organização e ao site que deve acessar, pois existe apenas um meio oficial através do qual são processados os registros dos candidatos: a página do participante, no portal do Inep.
Portanto, dentro do período de inscrições do Enem 2016, os estudantes devem entrar na página http://enem.inep.gov.br/participante/, tendo em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral – carteira de identidade). Além disso, também é necessário informar um endereço de e-mail pessoal válido e um número de celular, que serão as vias de comunicação entre a organização e o candidato.
Ao se inscrever, o participante precisa registrar uma senha de acesso, escolher o município do local de prova do Enem 2016, apontar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões de Linguagens, apontar a finalidade de certificação do ensino médio (se for o caso) e a necessidade de atendimento diferenciado nos dias de prova (se for o caso).
A certificação de conclusão do ensino médio Enem 2016 é disponibilizada a estudantes com 18 anos completos até o primeiro dia de aplicação das provas. Para obter o certificado, o estudante precisa atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e 500 pontos na prova de redação.
O atendimento diferenciado nos dias de prova é oferecido a estudantes com deficiência (física ou mental), gestantes, lactantes, idosos, em classe hospitalar e sabatistas. Estes últimos são aqueles que, por convicção religiosa, guardam os dias de sábado e, por sua vez, começam a fazer as provas do primeiro dia no início da noite.

Taxa de inscrição do Enem 2016: como emitir o boleto e como pedir isenção do pagamento

A taxa de inscrição do Enem 2016 subiu cinco reais em relação a 2015 e chegou a R$68,00, com vencimento às 21h59min (de Brasília/DF) do dia 25 de maio, quarta-feira. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios. Todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos do pagamento.
Quem não receber isenção automática deverá gerar o boleto do Enem 2016, chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União), no ato da inscrição. Caso haja necessidade de reimpressão do documento, o candidato deverá acessar a página do participante, dentro do período de inscrição, e imprimir a segunda via. Quem não pagar o valor integral ou não obedecer ao prazo limite terá a inscrição cancelada.
Estudantes de baixa renda que não possuem condições de arcar com o valor podem, ao se inscrever, declarar carência no Enem 2016, a fim de pedir isenção do pagamento. A declaração deverá ser preenchida com dados verdadeiros, pois o Inep avalia o requerimento antes de divulgar a confirmação ou não de isenção.
Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016: Todos os candidatos que cumprirem todas as exigências da organização terão acesso ao cartão de inscrição do Enem 2016, que será disponibilizado pela organização do Exame semanas antes das provas, na própria página do participante, no portal do Inep. O documento possui as seguintes informações: número de inscrição do Enem 2016; data; hora; local de provas; indicação do atendimento (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso). A apresentação do cartão não é obrigatória nos dias de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO, SABENDO QUE DEUS ESTAR TE CONTEMPLANDO NESTE MOMENTO

Total de visualizações de página