quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prioridade No Culto: Ensino, Pregação Ou Louvor?

No culto, quem merece prioridade ou mais tempo? O ensino, a pregação, ou o louvor?
Alguns pensam que na liturgia do culto cristão o mais importante é a pregação, onde está escrito isso na Bíblia?
Onde está escrito que o tempo da pregação deve ser igual ou maior que o tempo do louvor?
Não posso ignorar que há dois exageros: há aqueles que só querem louvor e há aqueles que só querem á pregação, é necessário equilibro por ambas as partes.
Será que á pregação cristã ou valorizar á Palavra se resume em ter um tempo de meia  ou uma hora no Culto? Onde Cristo nos mandou Pregar?
Quando se fala de pregação ou louvor á certo valor por parte de alguns, mas e o ensino como fica? Não são de igual valor á pregação e o louvor?
Alguns valorizam a pregação e menosprezam o louvor como elemento de culto á Deus. Segundo o dicionário Culto é adoração á uma divindade em quaisquer de suas formas, logo no louvor ou pregação, Deus está sendo louvado e falando.
Paulo em sua carta aos coríntios (1Co 14.26) diz que tanto o louvor quanto o ensino faz parte da nossa edificação, sem diminuir valor de ninguém.
Alguns dizem serem imitadores de Jesus, mas o que Jesus mais vez foi ensinar ou pregar? O seu ministério está marcado pelo ensino e Ele era conhecido como mestre ou Rabi. Jesus é chamado de mestre quarenta e cinco vezes nos Evangelhos, e nunca foi designado como pregador.
Se a pregação é mais importante que o ensino? Porque na Bíblia aparece a palavra “ensinar” mais de 200 vezes na Bíblia, enquanto “pregar”, 140 vezes.
Em uma pesquisa sobre a importância do ensino através da vida de Jonathan Edwards que viveu no século XVIII, mostra que sua obediência e ensino da palavra em sua casa, trouxeram enormes resultados maravilhosos á família. Também foi realizada uma pesquisa com outro homem do mesmo século. Ele se chamava Jukes, que desprezava a palavra mostra resultados tristes.
Segundo alguns pensadores pregar é:
Brook – "É a comunicação da verdade por um homem a outros homens."
Pattison – "É a comunicação verbal da verdade divina com o propósito de persuadir."
E o termo grego ke•rýs•so, traduzido por "pregar", significa ‘fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador)’.
O que significa ENSINAR: É todo o nosso esforço de levar alguém a aprender. Não se trata de passar informações de uma mente para outra como objetos de uma gaveta para outra.
Deus fala e a sua mensagem é transmitida (proclamada) de diversas formas, pelo louvor, pelo ensino, pela pregação e outros formas, com isso concorda o escritor aos Hebreus na sua carta, (Hb 1.1,2), também o salmista em Sl 19.1. Há vários salmos ou cânticos na bíblia que proclamam a mensagem divina.
Em suma, é necessário valorizar á pregação, louvor e ensino de igual forma, importante que cada um desses elementos transmita claramente á mensagem ou vontade divina.
Fonte: Por Robson Santos | Seara News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO, SABENDO QUE DEUS ESTAR TE CONTEMPLANDO NESTE MOMENTO

Total de visualizações de página