Nesta sexta-feira dia 24 de Maio em Jardim de Angicos/RN o CRAS juntamente com o Conselho Tutelar em parceria com as Secretaria Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde organizaram um bela caminhada "CONTRA AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES" alertando os jovens e a sociedade contra este mal que precisa ser combatido.
Ao chegar no CRAS ainda teve distribuição de pipoca e picolé e mais uma pequena palestra para as crianças e jovens alertando sobre o perigos da exploração sexual.
Desde já deixamos o nosso parabéns para Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos/RN na pessoa de sua Prefeita Suely Fonseca pelo apoio e todos os que fazem o CRAS no qual destacamos a Psicologa Socorro Casado a Assistente Social Priscilla Dórate, Coordenador CRAS Alencar, Coord. Projovem Elissandra e todos colaboradores e ao Conselho Tutelar nas Pessoas de Moizes, Marilza, Valério e Anchieta a Diretora do Esc. Mun. Fco Barbosa Marcia e professores a Sec. de Saúde Luzia e equipe e a todas as crianças e Jovens que participaram desta caminhada do bem.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTARIO, SABENDO QUE DEUS ESTAR TE CONTEMPLANDO NESTE MOMENTO