segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dicionario Cristao "Fundamentalista"



SEITA: Toda religião ou segmento religioso que não seja o meu.

HERESIA: Toda crença ou visão teológica que diverge da minha.

BASE BÍBLICA: versículos da bíblia que, na minha interpretação, apoiam a minha afirmação.

PALAVRA DE DEUS: A minha interpretação das escrituras.

EVANGELHO PURO E SIMPLES: A minha compreensão bíblica.

LIBERAL: Todo aquele "menos conservador" do que eu, ou seja, que faz o que considero pecado.

CONSERVADOR: Todo aquele "menos liberal" que eu, ou seja, que deixa de fazer o que considero que "não tem nada a ver".

HOMEM DE DEUS: Todo aquele que pertence ao meu segmento religioso ou que defende a minha linha teológica (ou a minha compreensão da Palavra, já que não gosto de admitir que sigo uma linha teológica).

PECADO: Tudo aquilo que é errado e que não pratico.

PECADOR: todo aquele que comete atos imorais diferentes do que eu cometo.

SALVAÇÃO: ir para o céu como eu irei..

SALVO: todo aquele que é, em termos de fé, muito semelhante a mim.

JUSTO/JUSTIFICADO: Todo aquele que segue minhas crenças.

SANTO: todo aquele que abre mão de fazer aquilo que eu também abro.

INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE CORRETA: a minha.

TEOLOGIA DA SALVAÇÃO QUE DEUS SEGUE: a minha.

HEREGE/FALSO PROFETA: Todo aquele que prega uma compreensão cristã diferente da minha.

PERFEITA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS: Eu, é claro.

E não é que a maioria pensa assim? E mesmo sendo uma sátira, uma caricatura ainda assim acaba representando com exatidão o pensamento de muitos cristãos. Esse é o nível de espiritualidade de boa parte das pessoas, infelizmente...

Autor: Wesley de Sousa Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO, SABENDO QUE DEUS ESTAR TE CONTEMPLANDO NESTE MOMENTO

Total de visualizações de página