quarta-feira, 20 de julho de 2016

CPAD - Editora cancela evento com Augustus Nicodemus e gera polêmica


A semana começou com uma polêmica no meio evangélico – o cancelamento, por parte da CPAD de um evento em sua Megastore no Rio de Janeiro (RJ) com Augustus Nicodemus após receber pressão de pastores da denominação.

Como era de se esperar, a decisão da Casa Publicadora provocou um temporal de manifestações e críticas na internet. Muitos internautas ‘invadiram’ a página da Casa no Facebook criticando o ato que para alguns foi uma verdadeira “covardia”.

Fora a nota de comunicado divulgado pela CPAD, os principais envolvidos, o reverendo Augustus Nicodemus e a Editora Fiel, esta última por ser a promotora da palestra que iria divulgar o mais novo livro do escritor presbiteriano, ainda não se manifestaram sobre o ocorrido.
Com uma justificativa mal dada pela CPAD e o silêncio destes últimos, o JM Notícia separou, para os que quiserem saber mais sobre quais as leituras que estão sendo feitas na grande rede acerca do assunto, algumas posições de pastores, teólogos e blogueiros que acompanharam o polêmico desfecho do caso.
Confira:

pastor e teólogo Altair Germano disse que “Um órgão oficial como uma editora, que deseja fidelidade e que depende de pastores e igrejas, precisa ser fiel aos compromissos firmados com a doutrina e a teologia denominacional que confessa. Caso contrário, não tem como exigir tal fidelidade de pastores e igrejas na aquisição daquilo que publica e vende”. O pastor, que foi um dos que se mostraram contrários a realização do evento, também postou dizendo que “um órgão oficial como uma editora, que deseja fidelidade e que depende de pastores e igrejas, precisa ser fiel aos compromissos firmados com a doutrina e a teologia denominacional que confessa. Caso contrário, não tem como exigir tal fidelidade de pastores e igrejas na aquisição daquilo que publica e vende”. Em um outro post o pastor questiona: “Publicação de livros com conteúdo calvinista, valorização de autores calvinistas, publicação de lições bíblicas com conteúdo não muito claro sobre o calvinismo, e agora eventos com calvinistas. Será que a CPAD se tornará a maior editora calvinista da América Latina, negando o arminianismo histórico assembleiano? A “nossa casa” se tornará a “casa dos calvinistas”? - (Confira aqui mais sobre o posicionamento do pastor Altair Germano)

Para o blogueiro Gutierres Siqueira, do blog Teologia pentecostal, “O cancelamento lamentável da palestra do Augustus Nicodemus na CPAD MegaStore não é um evento qualquer, mas, infelizmente, abre um precedente muito perigoso para as Assembleias de Deus.”, lamentou. Gutierres criticou o sectarismo na ação da Casa Publicadora e enfatizou que “discutir a doutrina natal e a própria identidade da denominação é sempre necessário, mas caminhar com intolerância diante de teologias antagônicas não só nos sufoca como despreza o Espírito Santo”, alertou. (Veja aqui o artigo completo no blog do autor).

Outro teólogo e pastor assembleiano com um ministério respeitado dentro e fora dos arraiais da denominação, o pastor Ciro Sanches, publicou em seu Facebook uma foto com Nicodemus e um texto também criticando o sectarismo.
Por graça de Deus, sou pentecostal, pastor da Assembleia de Deus, escritor — com dez livros publicados, sendo nove pela ‪#‎CPAD — e amo em Cristo meu irmão e amigo, o Rev. Augustus Nicodemus Lopes. Embora tenhamos posições diferentes, sobretudo quanto à soteriologia, estamos juntos na defesa do Evangelho, o que implica contrapor-se ao universalismo, ao sectarismo, ao misticismo etc., ora prevalecentes no meio evangélico brasileiro(Veja aqui).

pastor Ailton José Alves, presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco (IEADPE), também comentou em um post do pastor Altair Germano e disse que “tem gente pensando que é dono da CPAD”. O líder da AD no estado declarou que agora os tempos mudaram na CPAD. “Agora é uma editora rica ai aparece estes heréticos, e seminaristas sem nenhuma maturidade ministerial… Mas deveriam lembrar que a CPAD é uma editora confessional e não uma empresa comercial. Não podemos permitir que estes senhores digam o que os rebanhos devem comer sem ter a menor experiência pastoral… (sic)”.

blogueiro Júlio Severo foi outro que não fugiu ao debate e expôs o assunto em seu blog em uma postagem intitulada “Melhor uma Assembleia de Deus calvinista do que neopentecostal?“. Segundo ele, se a Assembleia de Deus se tornar calvinista, o que vai acontecer, cedo ou tarde será que ela vai ser a primeira denominação pentecostal do Brasil a apoiar o “casamento” gay e o aborto. “Como sei? A maior denominação presbiteriana do mundo, que tem milhões de membros nos EUA, faz exatamente isso.”, explica. (Veja aqui o artigo na íntegra).

Não foi pureza teológica
E finalizando, quem se manifestou também, mas em vídeo, foi o pastor batista Yago Martins. Yago testemunhou que viveu situação parecida com o que a CPAD enfrentou nos últimos dias quanto à pressão sofrida por contrários ao evento. Entretanto, para o pastor a editora deveria não cancelar o evento e demonstrou com essa postura um desrespeito aos que compareceram e também ao palestrante. Ele frisa ainda que o que levou a Casa a cancelar o evento não foi pureza teológica mas questões políticas.


Presidente do Conselho Administrativo da CPAD A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), é presidida pelo pastor José Wellington da Costa Júnior, pré-candidato à presidência da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, maior entidade assembleiana do país com mais de 80 mil ministros cadastros, segundo dados da entidade.





MEU COMENTÁRIO

Considerando que desde a última quarta-feira estava na cidade de Bauru, completamente envolvido com a realização da AGO da COMADESPE, acompanhei os fatos acima à distância, exclusivamente por falta de tempo.

Pesquisando e analisando o fato, que viralizou sua repercussão nos blogs, sites de notícias e nas redes sociais, publico para registro deste  blog e conhecimento dos pouco leitores.

Entre prós e contra, creio que quase tudo já foi falado sôbre esse episódio, que não passa de um imbróglio mal resolvido dentro das Assembleias de Deus, denominação a qual pertenço, mormente entre seu órgão superior, a CGADB e sua editora confessional, a CPAD.

Tudo isso me faz lembrar o episódio da publicação da Bíblica Dake, com ampla repercussão neste blog (VEJA AQUI).

Entendo que a palestra do Reverendo Augustus Nicodemus nada tinha a ver com o tema Calvinismo e Arminianismo, porém seu modo humorístico de satirizar o tema, coisas que em tempos de internet sai do intramuros denominacional e torna público o que se pensava estar privado, acirrou um discórdia, a qual provocou o cancelamento do evento em cima da hora, o que ficou no mínimo deselegante, mas por outro lado não deixou de ser uma resposta politicamente correta para o seu público alvo.

Qualquer que fosse a atitude da Editora CPAD, o cancelamento ou a manutenção do evento, produziria "barulho", afinal o problema aconteceu no nascedouro. Infelizmente a decisão foi tomada sem uma avaliação prévia das possíveis consequências.

O lado bom da hitória, a meu ver, reacende a chama de um problema que precisa ser avaliado de frente, ou seja a penetração do viés calvinista através de uma editora confessional, e a necessidade de melhor preparação dos obreiros assembleianos para defender o pensamento arminiano dentro da denominação.

Quanto a CGADB, internamente volta à baila a discussão da independência e autonomia da Editora CPAD quanto aos assuntos de ordem doutrinária, e sua relação e submissão aos Conselhos competentes da denominação.

Enquanto isso não for definitivamente resolvido, volta e meia teremos desconforto, às vezes internos e às vezes públicos e vergonhosos como o acima relatado.

Oremos!
Fonte:http://www.pointrhema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTARIO, SABENDO QUE DEUS ESTAR TE CONTEMPLANDO NESTE MOMENTO

Total de visualizações de página